Não é minha face, Nem tampouco O corpo que olho E admiro, Mas a alma, A essência Da moça do espelho

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

COMO DESCOBRI O LINFOMA...





Devo a minha vida a minha filha Marina Morena, a minha menina-flor, meiga, querida... e a Dra. Isabel Nogueira, minha Ginecologista.

Em maio de 2007, Marina deitou-se no meu colo, bendito o jeito que ela mexeu com a cabeça que percebi uma bolinha na minha coxa direita, próximo a virilha [área inguinal].

Aí começou a busca por um diagnóstico, foram inúmeros exames e uma cirurgia, até que se chegou a conclusão de que se tratava de Linfoma de Hodgkin, câncer linfático.

Ah, vale uma curiosidade, você sabia que o Linfoma de Hodgkin foi o primeiro tumor neoplásico [câncer] a ser encontrada a cura? Isso aconteceu na década de 60!!! E que tbm ele acomete preferencialmente crianças e jovens?
Por isso, dou graças a Deus por ser eu... e não um dos meus filhos...
Já que tinha que ter um..., com meu espírito infantil só podia ter esse tipo! [rs]

Um comentário:

  1. Sobre o Linfoma de Hodgkin
    * Retirado do perfil de uma menina valente lá do sul que está se curando*

    A Doença, ou Linfoma de Hodgkin, é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um conjunto composto por órgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo.
    Esta doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; no entanto, é mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior freqüência entre 25 a 30 anos.
    A Doença de Hodgkin surge quando um linfócito (mais freqüentemente um linfócito B) se transforma de uma célula normal em uma célula maligna, capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas (também chamadas de clones). Com o passar do tempo, estas células malignas podem se disseminar para tecidos adjacentes, e, se não tratadas, podem atingir outras partes do corpo. Na Doença de Hodgkin, os tumores disseminam-se de um grupo de linfonodos para outros grupos de linfonodos através dos vasos linfáticos. O local mais comum de envolvimento é o tórax, região também denominada mediastino.
    A maioria dos pacientes com Doença de Hodgkin pode ser curada com tratamento atual.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fé, Força, Coragem!!