Não é minha face, Nem tampouco O corpo que olho E admiro, Mas a alma, A essência Da moça do espelho

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Reflexão sobre a Vida/Morte

Ontem conversei com um amigo que também fez o TMO e eu disse a ele que não tenho mais medo de recidiva e muito menos da morte. Antes do transplante sim, essas possibilidades me causavam pavor!

Agora não mais, porque pude experimentar o quanto fui amparada em todos os sentidos - espiritual, familiar, médico-hospitalar e da minha própria força interior...

Passei a ver e enxergar a morte como ela deve ou precisa ser, como algo natural, gemelar à vida. Mas que aconteça quando estivermos bem velhinhos porque antes disso dói mais ainda  ver alguém partir...

Refletindo sobre essa questão, lembrei de uns textos que  escrevi, vou postá-los aqui:





CICLO DA VIDA
 No último voo para fechar o ciclo,
A coragem surge em voltas e círculos
Desfolhando a história das páginas da vida.
Densa como uma trajetória de espinhos
Precisa ser resgatada e resolvida
Para que no momento sublime da partida
As asas possam se dobrar para cima, 
Voar em paz em direção ao céu
Com a poesia que a mantinha viva.







A Viagem...




Generosidade.

Quando penso em morte a primeira palavra que me vem à mente é essa.
Não há outro momento na vida em que precisamos mais dessa qualidade.
É aceitar que acabou o tempo por aqui e começará outro lá...
É sentir paz e levar no peito a certeza do dever cumprido.
Sem desespero. Com gratidão.
Levando no último olhar imagens carregadas de sentimentos...
Amor.


 “Somos seres espirituais em uma experiência carnal”
(Chico Xavier)








Chegar e Partir


Deixa-me entrar,
Prometo ficar quieta
Nem minha presença vai notar,
Faça-me um chá,
Massageie meus pés,
Põe um jazz pra tocar,
Ofereça-me colo,
O pulsar das veias,
As batidas do coração;
Acolha-me, embala-me,
Faz desaparecer
O tormento de que o tempo
Não volta atrás;
Diga-me sem falar
Que a dor da saudade
Vai passar...




2 comentários:

  1. A morte nos espera, quer estejamos preparados ou não, quer pensemos nela ou não. Para muitos de nós a idéia de morrer traz tamanho mal-estar que preferimos evitá-la por completo. Podemos até nos enganar, tentando convencer de que não temos medo da morte, de ela não é nada demais. Entretanto aqueles que morrem sem estar preparados são assaltados por um medo tremendo, um medo que não se compara a nada que já tenhamos vivenciado. A falta de controle sobre o corpo e a perda de tudo que nos é familiar provoca não só pavor, mas também desorientação e confusão. Algumas pessoas sentem um grande arrependimento, uma sensação de que suas vidas, todos os seus esforços, foram sem propósito. Elas sentem uma tristeza enorme ao olhar para trás e descobrir que deixaram de perceber o sentido principal de toda a existência. Sim, é preciso se preparar para essa experiência. Para esse tempo em que o corpo e a mente irão se separar. Desenvolver hábitos fortes de pratica espiritual que não se evaporam diante da morte. Para não sermos paralisados pelo medo e distraidos pela confusão. Familializar-se com o processo de morrer é um processo tão necessário, quanto midiático. A morte poderá ser uma porta para o estado IMORTAL da ILUMINAÇÃO, e pela qual poderemos trazer beneficios de paz e iluminação para todos os seres. Em sonhos penso, que cada dia é único, que o carma que sustenta a vida pode estar chegando, que a morte pode não estar distante, viver plenamente em paz e harmonia, não como um angustiante dos últimos dias, mas como o mais especial e primeiro deles. Parabéns pelo estimulo esclarecer da leitura, pela sonoridade de paz da melodia, pela citação cheia de sabedoria do mestre: CHICO XAVIER. Um grande abraço, muitos beijos de luz pra você.

    ResponderExcluir
  2. Honey Lu(z)!! q prazer receber-te aqui no meu cantinho... Sempre sábia tuas considerações! Q tenhamos tempo p realizar nossos sonhos por mais impossíveis q pareçam!e se não der, q na hora da partida possamos leva-los p uma próxima oportunidade com possibilidades de realizar dependendo de nosso merecimento! bjão, ti amu, amiga!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fé, Força, Coragem!!