Não é minha face, Nem tampouco O corpo que olho E admiro, Mas a alma, A essência Da moça do espelho

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

É Preciso Coragem...


"A adversidade desperta em nós capacidades que,
em circunstâncias favoráveis,
teriam ficado adormecidas".

(Horácio)


Penso que a palavra de ordem é CORAGEM, em qualquer circunstância da vida, sobretudo nas que não são tão favoráveis...

Quando cheguei ao Oncologista Clínico, com o diagnóstico em mãos, parecia que o mundo girava em 'slow motion', sorte a minha que ao invés do pânico, tive a benção de ser invadida por uma 'rotação mais lenta'.

A começar pela pasta onde vai ficar registrado todo o tratamento, é tão grande... E, o folder que nos dão explicando o que é quimioterapia e seus efeitos colaterais, os esperados e os inesperados - intercorrência - que graças a Deus não tive nenhuma, tudo é apavorante! É como se funcionasse como um passaporte para entrar num submundo... Como se a vida deixasse de nos pertencer... Como se naquele exato momento passassemos da condição de sujeito para a de bomba relógio...

Logo na primeira consulta, meu onco me mandou fazer uma biópsia da medula na sala ao lado, era para saber a extensão da doença. Antes, li o tal folder que falei anteriormente, já era início de noite e parecia que aquele dia tinha umas 48 h. Para chegar a tal sala, a de exames, tive que passar pelo salão de quimio, isso foi muito bom porque desmistifiquei - achava que iria encontrar um monte de baldes, o povo vomitando etc. Espera uma visão do 'inferno'... Como as de filmes... Mas que nada, um salão bonito com poltronas elegantes, sultuosas... As pessoas batendo papo, outras cochilando, outras ouvindo música, outras no lap top... Olhei discretamente procurando os baldes e não os vi. Ai, foi um alívio e tanto!

A biópsia como comentei, anteriormente, é surreal, dói até a alma, acho que deveria ser feita com medicação para dormir, acordado é torturante, dói antes, durante e mais ainda depois... Meu marido quase desmaiou ao me ver sofrendo tanto... Foi até engraçado, tiveram que chamar outra enfermeira para socorre-lo, ele perdeu a cor, quase desmaiou... Quando ela entrou pensou q fosse ele a ter feito o procedimento. Passado o susto... Perguntei para enfermeira se a quimio era parecida com aquilo, ela disse que não. Comentei que tinha horror de vomitar e tinha dois pedidos para Papai do Céu diante da minha inusitada realidade: 1º não vomitar e 2º não morrer, exatamente nessa ordem! Tamanho é o meu pânico em relação ao vômito. Ela disse que existia um remédio poderoso, Nausedron, que não ia permitir que eu vomitasse, só iria ter enjoos. Disse também que o mais difícil para as mulheres era ficar careca. Logo respondi, que quanto a isso não teria grandes problemas, que até poderia achar engraçado, e também o cabelo tornaria a crescer...






Um comentário:

  1. Parabéns pela CORAGEM, um amigo vai ter de passar por td isso, será de muita serventia esses depoimentos como o seu!
    Abç

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Fé, Força, Coragem!!