Não é minha face, Nem tampouco O corpo que olho E admiro, Mas a alma, A essência Da moça do espelho

domingo, 3 de janeiro de 2010

Sobre Ser Oncologista


"Deus nos dá pessoas e coisas,
para aprendermos a alegria...
Depois, retoma coisas e pessoas
para ver se já somos capazes da alegria
sozinhos...
Essa... a alegria que ELE quer..."


(Guimarães Rosa)




Às vezes fico pensando sobre o porquê das escolhas, as especializações dos médicos... Escolher ser Proctologista, por exemplo, até penso algumas coisas indizíveis [rs!] Brincadeirinha! Foi só p/ roubar um sorriso!!!


De todas as especializações a que mais me suscita questões, pensamentos, pensar, é ser Oncologista. Acho que é de uma coragem e ousadia sem tamanho! É perder muito mais que ganhar. Mas por outro lado, aprende-se, nesse caso, que perder não é sinônimo de fracassar, porque cada conquista [tempo] parece um milagre e é mesmo! Só quem adentra esse mundo [“surreal”] é que sabe o quanto ele é paradoxal.


Antes de “visitar” esse mundo, quando ouvia que alguém havia perdido a luta para um Câncer, logo pensava o quanto era indigno morrer dessa doença. Mas, agora penso ao contrário! Em geral, as pessoas lutam com muita valentia até o fim. E há um mistério... não sabemos porque uns voltam como heróis e outros têm seu nome escrito no monumento da glória.


**Toda a minha gratidão e carinho ao meu "Onco-Mecânico", Dr. Carlos Augusto que além de competente, soube me manter equilibrada durante todo o tratamento. Não me tirou o que mais gostava: fazer caminhada no Bosque da Freguesia, tomar meu choppinho, ir dançar na Lapa etc.


O mesmo carinho tenhno pelo Dr. Renato, onco-cirurgião, que fez a cirurgia de retirada do linfonodo da virilha. Lembro-me o quanto parecia preocupado, por apalmar o linfonodo e achar que estava pegando a minha safena... Daí teria que retirá-la como também fazer esvaziamento de virilha. Coisas terríveis, que com a Graça de Papai do Céu não ocorreu. Ao abir..., o linfonodo estava 'soltinho'! A cirugia foi rápida e simples, pude retornar para casa no mesmo dia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Fé, Força, Coragem!!